quinta-feira, 15 de novembro de 2018

POLÊMICA DO BODE - Município de Riachão do Dantas/SE. - 01

Foto: Portal Riachão

Publicado originalmente no site FAN F1, em 14/11/2018 

Estátua do Bode Bito terá que voltar à praça de Riachão, determina MP

Por Célia Silva

O Ministério Público Estadual deu prazo de 10 dias para que o prefeito da cidade de Riachão do Dantas, a 99km de Aracaju (SE), recoloque a estátua do bode Bito no mesmo lugar de onde ele a tirou, na entrada do município da região centro-sul de Sergipe. O monumento foi retirado semana passada e causou revolta à população que buscou o MP. O prefeito interino, Pedro Santos Oliveira (PT), retirou a estátua na sexta-feira, 9.

O bode Bito sempre movimentou a cidade ao longo dos 18 anos de vida. O animal acompanhava enterros, missas, desfiles cívicos, foi tema de um documentário e chegou a ser preso por ordem judicial no ano de 1998.

Deu Bode, o documentário de Fátima Góes, bibliotecária e ex-vice-prefeita da cidade, foi um dos 40 selecionados pelo Ministério da Cultura no projeto Revelando os Brasis, um ano antes de Bito morrer, em 2006.  O vídeo de 14 minutos conta a vida do famoso bode comprado pelo pequeno comerciante e agricultor Joélio Araújo para servir de buchada, mas que caiu no agrado do dono.

Bito morreu no dia 29 de julho de 2007 de velhice, com problemas nas articulações – bode vive em média 17 anos – e foi enterrado no quintal da casa de Joélio. Dois meses depois, ele ganhou uma estátua de concreto e virou símbolo da cidade.

Pedro Oliveira, conhecido como Pedro da Lagoa, não foi localizado para explicar os motivos para a retirada da estátua, nem sobre a decisão do MP. Ele assumiu a prefeitura em setembro deste ano, após a cassação da prefeita Gerana Gomes Costa da Silva (PT do B), por abuso do poder econômico e político.

Texto e imagem reproduzidos do site: fanf1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário