quinta-feira, 27 de junho de 2019

JACARÉ EM ARACAJU > Jacaré encontrado nos lagos da orla...

Jacaré permanece nos lagos da Orla de Atalaia (Foto Adema)

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 25 de junho de 2019 

Jacaré encontrado nos lagos da orla ainda não foi capturado

O jacaré de papo amarelo encontrado nos lagos da Orla de Atalaia, em Aracaju, ainda não foi capturado pelos técnicos da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema).

De acordo com o diretor-presidente da Adema, Gilvan Dias, os técnicos conseguiram fazer com que o animal migrasse para a parte mais rasa do lago, o que provavelmente facilitará a sua captura. “A expectativa é que possamos capturá-lo até esta quarta-feira”, conta.

Gilvan Dias acrescenta que a área continua em isolamento e que as pessoas devem evitar aproximação e até mesmo capturar o animal. “Trata-se de um animal que não tem natureza doméstica. Ele é agressivo e caso se sinta acuado, pode atacar”, alerta.

A presença do Jacaré ganhou repercussão no último sábado, 22, mas a suspeita é de que ele esteja no local há pelo menos 10 dias. Desde então, a área está isolada e técnicos da Adema se revezam em regime de plantão na tentativa de capturar o animal.

Por Verlane Estácio

*************************************************************************** 

 Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 26 de junho de 2019 

Adema apura possível abandono de jacaré nos lagos da Orla

A duradoura empreitada para capturar um jacaré de aproximadamente um metro, em um dos lagos da Orla da Atalaia, em Aracaju, já chega no seu quarto dia. Agentes da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) estão em regime de plantão ao redor do lago, na tentativa de resgatar o animal – que tem escapado até mesmo das armadilhas com iscas estrategicamente colocadas pelos profissionais. O jacaré-de-papo-amarelo aparenta estar na fase infantil e, hora ou outra, aparece na superfície da água – nos últimos dias se alimentou de uma das tartarugas do lago.

Se as equipes da Adema têm batido a cabeça sobre como capturar o animal sem machucá-lo e nem expor os seus profissionais a um possível ataque do jacaré, outra incógnita que paira no órgão estadual é como o réptil foi parar nos lagos da Orla. Para o presidente da Adema, Gilvan Dias, a principal hipótese é que alguém tenha colocado o jacaré no lago. “Nós já recebemos algumas informações nesse sentido, mas estamos apurando com muito cuidado. É a possibilidade mais plausível no momento, mas não podemos confirmar porque as informações ainda são bastante imprecisas”, explica.

Outras possibilidades mais remotas estão sendo consideradas pela Adema, como o deslocamento do jacaré por conta própria da reserva do Tecarmo até os lagos da Orla. “As chuvas poderiam favorecer essa possibilidade, mas a distância de lá para os lagos é considerável. Provavelmente ele seria avistado por alguém”, frisa Gilvan. A terceira hipótese e considerada mais difícil pelo gestor da pasta, é que o jacaré tenha vindo pelo mar. “É uma espécie que não tem hábito em água salgada e acho bastante improvável”, conclui.

A Adema se concentra nesse momento na captura do jacaré, para então apurar todas informações que têm chegado aos profissionais. Se houver indícios mais concretos de abandono do animal naquela região, o caso poderá ser encaminhado à Polícia e ao Ministério Público Estadual com o intuito de identificar e responsabilizar o culpado.

Por Ícaro Novaes

Textos e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

***************************************************************************

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 27 de junho de 2019

Jacaré está há cinco meses nos lagos da Orla de Atalaia

O animal foi visto no lago da Orla de Atalaia no último sábado, 22
Foto: Arquivo Infonet

A equipe da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) ainda não conseguiu capturar o jacaré que foi visto num lago da Orla de Atalaia no último sábado, 22. De acordo com o diretor-presidente da Adema, Gilvan Dias, o animal foi visto pela primeira vez no sábado, mas é provável que esteja no lago há cerca de cinco meses.

Segundo Gilvan, a permanência do jacaré de papo amarelo no lago aponta um grande risco para as pessoas que frequentam o local. “Se deixarmos o animal aqui estaremos criando um bicho do pântano. Ele não tem como ser um animal domesticado e apesar de parecer dócil estamos falando de um animal extremamente perigoso”, afirma.

A permanência do jacaré de papo amarelo no lago aponta um grande risco 
para as pessoas que frequentam o local (Foto: Infonet)

A área continua isolada e as buscas estão sendo feitas com o suporte do Corpo de Bombeiros. Segundo o tenente-coronel Hector Monteiro, a população deve evitar se aproximar do lago até que o animal seja capturado. Ele afirma que a principal dificuldade tem sido identificar o animal no lago, tendo em vista que o jacaré aparenta estar bastante adaptado ao local.

Por Juliana Melo e Aisla Vasconcelos

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br

************************************************************************

O jacaré foi capturado com o auxílio de uma rede de pesca e será encaminhado 
para uma reserva ambiental do Estado (Foto: Adema)

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 28 de junho de 2019

Adema consegue capturar jacaré que estava nos lagos da Orla

Após oito dias de buscas, a equipe da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) conseguiu capturar o jacaré de papo amarelo que estava nos lagos da Orla de Atalaia. O animal foi capturado com o suporte de alguns pescadores, que disponibilizaram uma rede de pesca.

As buscas começaram na última sexta-feira, 21, e desde o início da semana a equipe da Adema recebeu o auxílio do Corpo de Bombeiros, que tentaram capturar o animal com tubos e iscas. O jacaré possui aproximadamente 1,5 metros e estava nos lagos da Orla há cerca de cinco meses.

De acordo com o diretor-presidente da Adema, Gilvan Dias, o animal será encaminhado para uma reserva ambiental do Estado mas, prezando pela segurança, o local não será identificado.

Por Juliana Melo e Raquel Almeida

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br


****************************************************************************

Jacaré é solto em área de preservação ambiental 
Foto: Reprodução de vídeo do Instagram do Governo de Sergipe

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 29 de junho de 2019 

Jacaré resgatado em lago é solto em área de proteção ambiental

O jacaré da espécie do papo-amarelo, medindo cerca de 1,5 metro, resgatado na sexta-feira, 28, em um dos lagos da Orla de Atalaia pelas equipes da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e do Corpo de Bombeiros foi solto em uma área de proteção ambiental.

 Técnicos da Adema fizeram a soltura do animal 
Foto: Reprodução de vídeo do Instagram do Governo de Sergipe

O animal foi visto pela primeira vez nos lagos da Orlá há 14 dias. O local foi isolado e placas sinalizando a presença do jacaré foram coladas na região. Desde então, técnicos da Adema, Corpo de Bombeiros e pescadores tentavam capturar o animal que deu trabalho para ser resgatado.

Depois de diversas tentativas, o animal foi capturado ontem e devolvido ao seu habitat natural, mas o local não foi divulgado pela Adema. A captura foi realizada por meio de uma rede de pesca mais espessa com ajuda de uma corda, uma vez que, no dia anterior, ao usar uma rede mais fina, o animal conseguiu escapar.

Por Karla Pinheiro

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário