quarta-feira, 15 de maio de 2019

SOMBRA DA NUVEM > Coordenador do planetário explica fenômeno...


Coordenador do planetário explica fenômeno que encantou sergipanos

Publicado originalmente no site FAN F1, em 15 de maio de 2019 

Por Célia Silva

Um fenômeno na linha do horizonte surgido no final da tarde da terça-feira, 14, chamou a atenção de sergipanos de várias regiões do Estado e intrigou quem olhou para o espetáculo da natureza. O Fan F1 buscou respostas com o professor e coordenador do Planetário do CCteca Galileu Galilei, o astrônomo Augusto Almeida.

“É um fenômeno de dispersão de luz causada por uma nuvem densa que está na frente do sol, impedindo que os raios solares ultrapassem. Ou seja, a faixa, é a sombra da nuvem projetada na atmosfera”, explicou o professor.

Ele disse que, apesar de não ser um fenômeno comum, tem algumas imagens como essas que foram captadas no planetário, e que pode ocorrer e ser visto em qualquer dia e época do ano “desde que esteja em posição favorável”, ressaltou.

 Aurora Austral, em tons avermelhados Aurora Austral, em tons avermelhados 

Ou verdes. Foto: Divulgação 

Almeida afirmou que o fenômeno registrado ontem nada tem a ver com Aurora Austral, conforme dito em algumas redes sociais. “A Aurora Austral seria uma imagem verde ou avermelhada. Além disso, estamos muito próximos à Linha do Equador, o que seria muito raro ocorrer nessa proximidade à Linha Equatoriana. Aurora Austral nas proximidades do Pólo Sul de quando próximo ao Pólo Norte, chamamos de Aurora Boreal”, esclareceu.

Veja o vídeo do fenômeno que circula nas redes sociais:


Texto, imagens e vídeo reproduzidos dos sites: fanf1.com.br e youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário