Publicado originalmente no site da CNN BRASIL, em 24 de fevereiro de 2022
Moradores de Kiev formam longas filas de carro tentando sair da capital da Ucrânia
Trânsito pesado parece estar se movendo para o oeste do país, para longe de onde as explosões foram ouvidas pelos repórteres da CNN
Da CNN
Fotos da capital ucraniana Kiev, na manhã desta quinta-feira (24), mostram longas filas de carro tentando sair da cidade após a Rússia lançar um ataque contra o país nesta madrugada.
O trânsito pesado parece estar se movendo para o oeste, longe de onde as explosões foram ouvidas pela manhã, com poucos carros indo para o leste.
Tiros e explosões foram ouvidos na madrugada desta quinta-feira (24) em diversas partes da Ucrânia logo após a Rússia anunciar uma operação militar no país vizinho.
O repórter Mathias Brotero, da CNN Brasil, está em Kiev, capital da Ucrânia, e relatou ter ouvido barulhos que podem ser de explosões.
“Este é um ato de guerra”, afirma Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia
Rússia ataca a Ucrânia; explosões são ouvidas em várias cidades
Presidente da Ucrânia impõe lei marcial e pede calma à população
Repórteres de equipes da CNN em Kiev, ouviram explosões na direção do aeroporto internacional da cidade. Nas redes sociais, usuários relataram ter ouvido várias explosões na área de Boryspil, a leste da capital, onde o aeroporto internacional está localizado, a cerca de 25 quilômetros da cidade. A CNN não confirmou que o aeroporto foi alvo.
Em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia localizada no nordeste do país, uma equipe da CNN relata ter ouvido um “fluxo constante de explosões”.
Em Kramatorsk, cidade ao leste do país localizada a cerca de 120 quilômetros de Donetsk, duas pessoas disseram que ouviram pelo menos duas explosões. Na região, controlada por separatistas, tiros de artilharia foram ouvidos nesta quinta-feira.
Em Mariupol, moradores disseram à CNN que ouviram explosões vindas do leste da cidade, localizada no sudeste do país. Já em Odessa, uma equipe da CNN ouviu duas sequências de explosões, com cerca de 20 minutos de intervalo entre elas. Em Zaporizhzhia, uma equipe de reportagem disse ter ouvido pelo menos uma explosão distante.
Além disso, uma equipe da CNN na cidade russa de Belgorod, que fica a cerca de 80 quilômetros ao norte de Kharkiv, disse ter ouvido um fluxo regular de baques que soavam como fogo de artilharia.
Separatistas apoiados pela Rússia disseram nesta quinta que lançaram uma ofensiva na cidade de Shchastia, controlada pela Ucrânia, na província de Luhansk, disse a agência de notícias russa Interfax.
O ataque russo
Após dias de escalada de tensão e ameaças, a Rússia de Vladimir Putin atacou a Ucrânia nas primeiras horas desta quinta-feira (24).
Pouco depois de Putin ter autorizado, em pronunciamento pela TV, uma operação militar nas regiões separatistas do leste da Ucrânia, explosões e sirenes foram ouvidas em várias cidades do país, segundo relatos de repórteres da CNN.
Em seu pronunciamento, Putin justificou a ação ao afirmar que a Rússia não poderia “tolerar ameaças da Ucrânia”. Putin recomendou aos soldados ucranianos que “larguem suas armas e voltem para casa”. O líder russo afirmou ainda que não aceitará nenhum tipo de interferência estrangeira.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky anunciou que impôs a lei marcial no país e pediu que a população permaneça calma.
“Caros cidadãos ucranianos, esta manhã o presidente Putin anunciou uma operação militar especial em Donbas. A Rússia realizou ataques contra nossa infraestrutura militar e nossos guardas de fronteira. Ouviram-se explosões em muitas cidades da Ucrânia. Estamos introduzindo a lei marcial em todo o território do nosso país”, declarou.
O ministro ucraninano de Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, afirmou que Putin ordenou invasão de larga escala. “Cidades pacíficas da Ucrânia estão sob ataque. Esta é uma guerra de agressão”, escreveu.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia descreveu a ação militar da Rússia como um “ato de guerra”, em um comunicado publicado nas redes sociais.
Texto e imagens reproduzidos do site: cnnbrasil.com.br
Paz sim!
ResponderExcluirHipócrisia Ocidental não!
.
.
O Ocidente hipócrita fala em Putin para desviar as atenções... pois, sim, mas:
---> O OCIDENTE HIPÓCRITA DEVE UMA MENSAGEM DE PAZ AO PLANETA:
- introdução da Taxa Tobin.. para que... sejam povos autóctones a explorar as suas riquezas, e não, multinacionais Ocidentais!
.
Mais:
- com o seu largo historial de saque de riquezas a povos autóctones... o Ocidente tem o dever de falar nas condições de segurança necessárias... para que os povos autóctones, não interessados em vender as suas riquezas a multinacionais, possam viver em segurança.
.
.
Sim, pois é:
-> O HIPÓCRITA OCIDENTAL DEVE FALAR, ISSO SIM, É EM DEVOLVER RIQUEZAS/TERRITÓRIOS ROUBADOS A POVOS AUTÓCTONES!
(o europeu-do-sistema ambiciona fazer aos russos aquilo que foi feito a povos autóctones da América do Norte, Sul, etc)
.
.
Separatismo em relação aos boys e girls do sistema!!!
.
.
PATRIOTAS UCRÂNIANOS NÃO SEJAM PARVOS:
1- no presente, tal como no passado, existem na Europa 'Testas-de-Ferro' que... proporcionam guerras a uma clientela interessada em fazer negociatas no caos.
2- afastem-se (separatismo Identitário) dos boys de Zelensk: são boys das negociatas da máfia do armamento... que os ENTALARAM entre o Ocidente hipócrita e Putin.
3- em oposição aos boys e girls do sistema, façam negociações de paz com a Russia!
.
Sim:
- O OCIDENTE QUE PROVOCA/AMEAÇA PUTIN, E MANDA ARMAS PARA A UCRÂNIA, É MUITO MUITO PIOR QUE PUTIN.
.
Os boys (do sistema) de Zelensky estão ao serviço de interesses inconfessáveis...
multinacionais a fazer compras no caos da Ucrânia... para melhor rentabilizar os seus investimentos, elas vão exigir substituição populacional...
e... os boys e girls do sistema vão acusar os patriotas ucrânianos de «racistas/xenófobos».
.
.
Sim:
- o Europeu-do-sistema ESTEVE MAFIOSAMENTE EM SILÊNCIO perante ameaças de 'gurus' da NATO:
-> secretário geral da NATO: «a Russia vai ter cada vez mais NATO nas suas fronteiras».
-> outros 'gurus': «a globalização vai entrar pela Russia a dentro» (multinacionais a comprar...).
.
A NATO pretende cercar a Russia (um território imenso no planeta, com apenas 140 milhões de habitantes) com países da NATO.
[todos unidos num saque a um território imenso]
.
Uma festa para o hipócrita Ocidental: depois de provocar/ameaçar Putin... o hipócrita Ocidental proclama:
- «Depois da guerra da Ucrânia, a Rússia ou será um súbdito da China ou um futuro membro da União Europeia»
.
.
.
.
.
.
Sim, pois é:
- Em várias regiões do planeta: sempre que está instalado um «governo não-amigo» (não interessado em vender), o hipócrita Ocidental fomenta guerras/revoluções... para que... a exploração de riquezas caia nas mãos de multinacionais Ocidentais.
.
.
Para quem está realmente interessado em paz, urge:
1- CONDENAR AS NEGOCIATAS DA MÁFIA DO ARMAMENTO.
2- NÃO BLOQUEAR A TAXA TOBIN...
.
[cidadão de Roma da NATO = cidadão de Roma de há 2000 anos atrás]
.
.
.
.
.
A RUSSIA PODERÁ SER A LÍDER DO MUNDO LIVRE:
- povos que não estão interessados em vender as suas riquezas a multinacionais!
.
.
.
.
.
URGE A MOBILIZAÇÃO PARA O SEPARATISMO IDENTITÁRIO:
- Os Identitários reivindicam Libetdade/Distância/Separatismo do europeu-do-sistema; por motivos óbvios:
-> NA ORIGEM DA NACIONALIDADE ESTEVE O IDEAL DE LIBERDADE IDENTITÁRIO: «ter o seu espaço, prosperar ao seu ritmo»; não foi:
- o ódio tiques-dos-impérios, isto é, o ódio cidadania de Roma, isto é, o ódio à existência de outros, isto é, o ódio a povos autóctones do Ideal de Liberdade Identitário.
.
.
.
SEPARATISMO 50-50:
- os globalization-lovers, UE-lovers, etc, que fiquem na sua (possuem imensos territórios ao seu jeito)... respeitem os Direitos dos outros... e vice-versa.
.
-» blog http://separatismo--50--50.blogspot.com